segunda-feira, 11 de março de 2013

A preparação de uma nova réplica - Jumpsuit (macacão)



Já fazia algum tempo que Dalizio Moura e a esposa Tânia de Brito estavam estudando uma maneira para confeccionar algumas réplicas dos primeiros macacões usados por Elvis Presley, isto é, no inicio de 1970.
Apesar dos primeiros macacões não serem tão "chamativos" com enfeites e pedras brilhantes mesmo assim eles têm a sua beleza e o seu charme.
O principal motivo para a confecção desses macacões é a leveza em dias e locais de extremo calor. Os outros macacões mais elaborados necessitam de um forro interno devido às garras dos enfeites, por isso eles ficam pesados e quentes.
No caso das primeiras roupas usadas por Elvis, elas haviam como adorno os “brocados”, isto é, bordados e por isso não há a necessidade de colocar forro.
O grande problema encontrado foi os brocados, pois os desenhos exclusivos para Elvis não são encontrados nem mesmo para aquisição. A empresa oficial que confecciona as “jumpsuits” - BK produz este modelo e logicamente não vende somente o bordado.
A solução encontrada foi redesenhar a partir de algumas fotos originais e bordar conforme as imagens.
O resultado do “nosso” bordado ficou bem próximo do original.

   
História e informações
Nome original: White Brocade Jumpsuit (macacão branco com brocado)
Outro nome: White Sleek Jumpsuit

O macacão foi confeccionado para a temporada de janeiro e fevereiro de 1970 em Las Vegas. O traje ficou bastante conhecido pela foto na contracapa do LP “On Stage” (versão americana).
Prováveis shows realizados com o macacão;

16 de Fevereiro de 1970 (20h15). Las Vegas, Nevada
28 de Fevereiro de 1970 (14h00). Houston, Texas
01 de Março de 1970 (19h00). Houston, Texas
06 de Setembro de 1970 (20h15). Las Vegas, Nevada
É até possível que Elvis usou durante sua primeira participação em Las Vegas em 1971. 



2 comentários:

  1. Puxa,deve ter dado um trabalhão bordar isso aí..mas ficou ótimo! Acho q pro clima nosso esses jumps mais leves são melhores, nessa fase Elvis se movimentava mais e esses eram mais apropriados.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Márcio, o problema maior foi o desenho, sem contar o preço de cada bordado com muitos pontos feitos com fios metálicos. O resultado foi ótimo.
    O nosso objetivo é confeccionar um macacão bonito, igual ao original e "fresco" para os dias de calor insuportável, principalmente em apresentações durante o dia em local aberto tipo praças, parques, etc.
    Depois desse já estamos projetando um outro do mesmo período, isto é, inicio de 1970!

    ResponderExcluir